“Apagados que estão os fogos, e passado quase um mês do grande incêndio que assolou a região e que provocou 45 mortos e cerca de 70 feridos, perto de uma dezena dos quais graves, o apoio psicológico às vítimas continua a revelar-se de grande importância.
De visita ao Centro Social do Tourigo IPSS, no concelho de Tondela, esteve, esta quarta-feira, o Bastonário da ordem dos Psicólogos, que reuniu com alguns elementos da direcção da Instituição e com a nova vereadora da acção social do Município de Tondela, Sofia Simões Ferreira.
Francisco Miranda Rodrigues, em entrevista à Emissora das Beiras, enalteceu o esforço que tem sido feito no terreno, em especial no concelho de Tondela, num cenário de pós-incêndio.
O Bastonário da ordem dos Psicólogos avisa que, nesta fase, não se pode negligenciar a ajuda e o apoio psicológico às populações. Francisco Miranda Rodrigues mostrou-se, ao mesmo tempo, apreensivo em relação ao futuro próximo tendo em conta que “este tipo de traumas pode chegar a demorar meses e até anos a ultrapassar”.
Ainda no início da semana, a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) anunciou que as equipas de psicólogos que trabalham nos concelhos das regiões Dão Lafões e Pinhal Interior Norte que foram afetados pelos incêndios de outubro serão reforçadas.” In: emissoradasbeiras.pt
Após a reunião, a comitiva da Ordem dos Psicólogos visitou as instalações do Centro Social do Tourigo – IPSS, tendo enaltecido os serviços que a Instituição presta aos seus utentes.
Agradecemos a visita da ordem, na pessoa do Dr. Francisco Miranda Rodrigues, Bastonário da ordem dos Psicólogos, e da Dra. Cristina Quadros, Presidente da Delegação Regional do Centro da ordem dos Psicólogos.
Agradecemos ainda, a presença da vereadora de Ação Social do Município, Dra. Sofia Ferreira, que de uma forma clara e detalhada, expôs à comitiva da ordem dos Psicólogos, todo o papel desempenhado pelo Município no acompanhamento às vítimas deste flagelo que afetou a nossa região.